Bolsas Marco Coimbra

Bolsas de estudo para projetos de pesquisa e extensão.

Uma iniciativa que busca trazer para a comunidade acadêmica a prática do voluntariado

Projeto Aprovado

O Sou Crânio é uma iniciativa que permite que jovens que possuem o sonho de ingressar no Ensino Superior mas não possuem condições de arcar com um preparatório tradicional tenham a oportunidade de se preparar para o Enem e demais vestibulares. Dessa forma, o Projeto atua como um catalisador para o alcance dos objetivos desses jovens assistidos, de forma a trabalhar o conhecimento formal, mas também autoestima, autonomia e senso crítico dos atendidos. O Sou Crânio também foi um dos bolsistas do Edital Marco Coimbra!

Projeto Aprovado

O Projeto Gestão Legal tem dois objetivos essenciais: desenvolver sistemas gerenciais de informação voltados para Assistências Judiciárias Gratuitas, como também, capacitar os alunos da graduação em técnicas de gestão informatizadas aplicadas ao Direito. Assim, além aumentar a eficiência no atendimento da população hipossuficiente em suas demandas jurídicas, estamos preparando o futuro profissional do Direito aos desafios da profissão na era da Tecnologia. Parabenizamos as alunas Amanda e Gabriella, bolsistas do Edital Marco Coimbra, pelo excelente projeto Gestão Legal! Temos certeza que trará inúmeros resultados positivos para a DAJ.

Projeto Aprovado

“Barreirinho: construindo sonhos” é uma iniciativa de voluntariado social cujo objetivo é levar para as salas de aula das escolas municipais de Belo Horizonte a vivência e a produção científica da Universidade Federal de Minas Gerais a partir da promoção do contato com alunos da universidade. A aproximação entre as crianças e a realidade em universidades públicas é uma forma de apresentar a possibilidade de acesso ao ensino superior, assim como, de levar o conhecimento e método científico para a vivência diária das comunidades trabalhadas. Todos os organizadores do projeto “Barreirinho” partilham o ponto inicial de de sua trajetória acadêmica: vieram de regiões periféricas ou rurais e viveram, pelo menos em parte, o ensino básico em escolas públicas. Conhecendo as respectivas trajetórias e reconhecendo os aspectos fundamentais que confluíram para o ingresso no ensino superior federal, é consenso entre os organizadores a indispensabilidade e o aspecto muitas vezes imprevisível das oportunidades acessadas por todos. O projeto vem de um esforço realizado para expandir tais oportunidades e abranger um número maior de crianças de origem semelhante à dos organizadores. Por: Isabela Nunes. O Projeto Barreirinho foi um dos selecionados no Edital Marco Coimbra. Quer participar? O formulário de inscrição está disponível na página @barreirinhoufmg

Projeto Aprovado

O Projeto sobre crimes contra a mulher- CRIM representa um elo indissolúvel entre pesquisa, ensino e extensão. No eixo ensino-pesquisa, será mantido um grupo de estudos, que funcionará paralelamente à extensão, e que discutirá e abordará as normas e os mecanismos do ordenamento jurídico destinados à tratativa da violência contra a mulher. O objetivo geral desta proposta de extensão é contribuir para a garantia, por meio de workshops desenvolvidos para grupos de mulheres vulneráveis, entre outras atividades, do acesso à Justiça, em sentido protetivo (garantista), contribuindo para a mitigação da situação de vulnerabilidade da mulher. Por: Luiza Martins. Você já conhecia o CRIM? Foi um dos projetos selecionados em nosso Edital Marco Coimbra. Achamos a iniciativa incrível e com um alto potencial transformador!

Anunciamos os projetos vencedores de nosso Edital Marco Coimbra! Foram 5 projetos selecionados. Todos partilham a preocupação com nossa comunidade e o interesse em contribuir para um mundo melhor. Parabenizamos os vencedores! Temos certeza que iremos juntos construir ótimos resultados. Publicaremos mais informações sobre os projetos selecionados durante a semana em todas as nossas redes sociais!

O voluntariado é uma atividade relacionada com o exercício da cidadania e da solidariedade. Ele é promovido por pessoas engajadas que estão dispostas a atuar procurando soluções para problemas coletivos . O Edital Marco Coimbra tem como propósito estimulá-lo no âmbito da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Não deixe de se inscrever!

Marco Coimbra

Com muito entusiasmo anunciamos nossa primeira novidade para o segundo semestre de 2019! O primeiro Edital de Bolsas de Voluntariado Marco Coimbra, uma parceria entre Coimbra & Chaves Advgados, Instituto Marco Coimbra e Associação Amigos da Vetusta que tem como objetivo principal incentivar e promover a inserção do Voluntariado na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG!

Tags: No tags

Comments are closed.