Associação Amigos da Vetusta

Edital de Bolsas de Voluntariado Marco Coimbra

Uma iniciativa que busca trazer para a comunidade acadêmica a prática do voluntariado. 

1ª eDIÇÃO

A Seleção

Foram excelentes projetos apresentados!

O Projeto

Formado na Vetusta Casa de Afonso Pena em 1989, Marco Coimbra foi membro do Ministério Público, Curador de Fundações em Minas Gerais e um forte apoiador das Entidades de Interesse Social (Terceiro Setor). Para preservar a sua memória e dar perenidade ao seu legado, foi fundado em 2016 o Instituto Marco Coimbra que tem como missão fomentar entidades e inciativas do terceiro setor para a proteção e formação de menores em situação de vulnerabilidade social, mediante o resgate da educação e do trabalho como elementos de transformação.

Buscando sinergias e comunhão de esforços, o Instituto Marco Coimbra (IMC), entidade inspiradora e curadora das ações, o Coimbra e Chaves Advogados (CCA), entidade mantenedora do IMC e financiadora das bolsas, e a Associação Amigos da Vetusta (AAV), operadora dos processos seletivos e apoiadora na prestação de contas e repasses uniram forças com o intuito de apoiar projetos sociais e ações de voluntariado lideradas pelos alunos da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (FDCEUFMG).

Objetivo

O projeto tem como objetivo a inserção do voluntariado na comunidade da Vetusta. Tendo isso em mente, serão financiados candidatos que apresentem projetos que reflitam os valores das três instituições no âmbito do empreendedorismo social, do voluntariado e da assistência aos menores em situação de vulnerabilidade social em Minas Gerais.

Sobre a Bolsa

A bolsa de estudos é concedida para cobrir os custos de projetos de pesquisa, de extensão ou de ação(ões) de voluntariado. O valor da bolsa proporcionada é parcial e definido de acordo com o perfil do candidato, instituição ou projeto, inscrito na seleção da bolsa, o que engloba a duração, o local, a estrutura e a abrangência do projeto/instituição.

O valor da bolsa pode variar em relação ao valor solicitado pelo candidato e é definido pela AAV e IMC, a seu critério, ao término do processo de seleção do Programa, caso o candidato seja aprovado.

Valor total disponibilizado será de até R$50mil, desde que haja, a critério da comissão julgadora.

Missão

Criar uma fonte alternativa de recursos financeiros e humanos para incentivar projetos de excelência que contribuam com as diferentes iniciativas acadêmicas na Faculdade de Direito da UFMG.

Visão

Ser referência nacional no apoio à educação através da gestão sustentável de recursos, aproximando sociedade civil e comunidade acadêmica.

Contate-nos

  • contato@amigosdavetusta.com.br
  • @amigosdavetusta